Candidatos


Susana Vinga

Susana Vinga é Professora Associada no DEI e no DBE, e investigadora integrada no INESC-ID, na linha temática ‘Life and Health Technologies’. Com formação em Engenharia Mecânica e Matemática Aplicada, obteve o doutoramento no ITQB-UNL. As suas principais contribuições científicas são em bioinformática e biologia computacional e de sistemas, com foco em aprendizagem automática com aplicação à medicina e modelação dinâmica de sistemas fisiológicos. Coordenou inúmeros projetos nacionais) e internacionais de carácter multidisciplinar. Foi reconhecida com o Prémio Jovem Investigador em Informática da UTL (2010) e o Prémio Científico Universidade de Lisboa/CGD na área de Engenharia Informática (2017 e 2022). Foi vice-presidente do DEI, membro da direção do IDMEC e do INESC-ID, e é, actualmente, Senadora da Universidade de Lisboa.
61

Carlos B. da Silva

Carlos B. da Silva licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST), e concluiu o doutoramento no Institut polytechnique de Grenoble (2001). Teve diversos cargos no Laboratoire des Écoulements Géophysiques et Industriels (LEGI), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), e foi Professor Convidado ou teve estadias prolongadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Nagoya, Imperial College London, TU Delft e na Universidade de Modena e Reggio Emilia. Tornou-se Professor no Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa em 2009, onde é Professor Catedrático de Mecânica dos Fluidos no Departamento de Engenharia Mecânica. Os seus interesses de investigação incluem, entre outros temas, i) a física da turbulência, ii) arrastamento turbulento, iii) turbulência em fluidos complexos e não newtonianos, iv) Simulações Numéricas Diretas e, v) Computação de Elevado Desempenho (HPC).
61

Teresa Pinheiro

Teresa Pinheiro é investigadora principal do IST (Instituto Superior Técnico) no Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) e no Instituto de Bioengenharia e Biociências, iBB. Foi investigadora na Universidade de Lund, Suécia, na Universidade de Ghent e no Joint Research Centre da Comunidade Europeia em Geel, Bélgica. Obteve o Doutoramento em 1995 em Biologia e Fisiologia pela Universidade de Lisboa. Foi professora convidada do Departamento de Física do IST entre 2007 e 2022, estando actualmente as actividades de docência enquadradas no DECN. Especializou-se nas áreas de biomedicina e biofísica, tendo como principais interesses cardiologia, bioimagem multimodal, e radiosensibilizadores para radioterapia.  

É membro eleito do Senado da Universidade de Lisboa, representando a lista P.

61

Gabriel Cardoso

Gabriel Cardoso é professor catedrático e membro do centro de investigação CAMGSD, do Departamento de Matemática. A sua principal área de investigação é Física Matemática. Tem orientado alunos em programas de introdução à investigação e de doutoramento.

É coordenador do Programa Doutoral em Matemática e membro do Conselho Científico e Pedagógico do Departamento de Matemática.

61

Teresa Melo

Teresa Melo é Professora Auxiliar no DER, e investigadora integrada no CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, na linha temática Environment and Water Resources. Licenciada em Geologia (Ramo Científico) pela Universidade de Coimbra, com Pós-Graduação e Mestrado em Hidrologia Subterrânea pela UPC Barcelona (Espanha) e doutoramento sanduiche entre a Universidade de Aveiro e o Hydrogeology Group do British Geological Survey (BGS), em Wallingford (UK). As suas principais contribuições científicas são na área da hidrogeologia, com foco nos processos de contaminação e recarga natural utilizando traçadores e com particular atenção às regiões áridas e semi-áridas devido ao impacto das alterações climáticas. Tem participado e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais de carácter multidisciplinar. Coordena atualmente no IST o Mestrado Erasmus Mundus Groundwater and Global Changes e o ramo em Saúde Tropical do novo ciclo de estudos de doutoramento em Planetary Health Studies (PHS) da ULisboa.
61

Giovani L. Silva

Giovani L. Silva È professor auxiliar do Departamento de Matem·tica do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do Centro de EstatÌstica e AplicaÁıes (CEAUL). As suas principais ·reas de investigaÁ„o incluem EstatÌstica Bayesiana, An·lise de SobrevivÍncia, Modelos EspaÁo-temporais, Modelos Lineares and Aditivos Generalizados e EstatÌstica Computacional, publicando e orientando teses de mestrado e doutoramento nestas ·reas. Nomeadamente È coautor do livro de EstatÌstica Bayesiana publicado pela FundaÁ„o Gulbenkian. Nos ˙ltimos anos foi Presidente da SecÁ„o de Biometria da Sociedade Portuguesa de EstatÌstica e Co-Editor da REVSTAT - Statistical Journal, para alÈm de alguns cargos de apoio ‡ geet„o no CEAUL e IST da Universidade de Lisboa.
61

António Grilo

António Grilo é Professor Associado no DEEC e investigador no INESC INOV-Lab. As suas principais áreas de investigação são as Redes de Comunicações Móveis, Internet das Coisas, e Redes de Veículos Autónomos. É responsável pelas UCs de Sistemas Digitais (LEEC) e de Redes Móveis e Internet das Coisas (RMIC). Integra a equipa de coordenação do MEEC, onde é coordenador da Área Principal de Sistemas Ciberfísicos.

É ainda responsável pela gestão dos espaços da Área Científica de Computadores do DEEC.

61

Mónica Amaral Ferreira

Mónica Amaral Ferreira é investigadora no Instituto Superior Técnico, CERIS, Universidade de Lisboa desde 2004. Tem-se dedicado à avaliação, mitigação e comunicação do risco sísmico em Portugal e no estrangeiro. É doutorada em Engenharia do Território e especialista em risco sísmico.

É vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, membro da Equipa de Projeto ReSist da Câmara Municipal de Lisboa e membro da Subcomissão da Platafoma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes.

61

Vasco Manquinho

Vasco Manquinho é professor associado com agregação do DEI e membro integrado do INESC-ID. As suas principais áreas de investigação incluem raciocínio automático, algoritmos para lógica computacional e métodos formais aplicados à engenharia de software.

Foi Coordenador da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores na Alameda (2019-2022), membro da mesa do Conselho Científico do INESC-ID (2018 2021) e membro da Direcção do INESC-ID (2016-2017). Foi ainda membro da Comissão Executiva do DEI (2011-2014).

61

Marta Abrantes

Marta Abrantes é Professora Auxiliar no DEQ e investigadora no IN+. Foi gestora dos programas de educação da EIT InnoEnergy no IST, e contribuiu para o desenvolvimento e gestão de vários outros programas de ensino do IST com componente internacional.

É actualmente coordenadora de mobilidade do DEQ (para alunos incoming). Anteriormente participou na equipa de coordenação do MEGE onde participou em processos de acreditação de ensino ao nível nacional e internacional. 

61

Cristina Câmara

Cristina Câmara é professora catedrática e membro do centro de investigação CAMGSD, do Departamento de Matemática. As suas principais áreas de investigação incluem Análise Funcional, Teoria de Operadores e aplicações à Física Matemática. Tem orientado alunos em programas de introdução à investigação e orienta actualmente um aluno de doutoramento.

É membro eleito do Conselho Científico e Pedagógico do Departamento de Matemática e do Conselho Científico do IST. 

61

João Folgado

João Folgado é Professor Associado do DEM (Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional). É membro da comissão executiva do DEM e membro da comissão científica do Mestrado em Engenharia Biomédica do IST. É membro do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e coordenador adjunto do Centro de Projeto Mecânico (CPM) do IDMEC. As suas principais áreas de investigação incluem a Biomecânica Computacional, Biomecânica de Tecidos e Design de Implantes. Outros temas da sua investigação são a imagiologia médica, a engenharia de tecidos e os implantes vasculares. A otimização estrutural é outro tema do seu interesse.
61

Dulce Belo

Dulce Belo completou o doutoramento em Química pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, em 2002. É investigadora principal no grupo de investigação Solid State @IST e dedicou a maior parte da sua carreira científica ao design, síntese e caracterização física de materiais moleculares com propriedades magnéticas e de transporte não convencionais. Em 2020, iniciou uma linha complementar de investigação dedicada aos Materiais Moleculares Terapêuticos (T-MoMa). Desde 2013, as suas responsabilidades incluem também funções de ensino como Professora Convidada no Departamento de Química do IST onde tendo sido anualmente distinguida com o prémio de excelência pedagógica do IST.
61

Isabel Santos

Isabel Santos é Professora Auxiliar do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa, e investigadora no Centro de Estudos de Gestão do IST. Doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST (2002), tem como principais áreas de interesse os aspectos probabilísticos e estatísticos da simulação computacional, incluindo redução de variância, modelação de inputs, análise de outputs, geração de variáveis aleatórias e métodos de metamodelagem aplicados a modelos de simulação.
61

Rui M. L. Ferreira

É Professor Associado e membro do Centro de Investigação CERIS. Tem lecionado UCs dos 1º,2º e 3º ciclos de cursos do DECivil e do DEM. Coordena projectos, orienta mestrandos e doutorandos e publica regularmente investigação fundamental e aplicada em Mecânica dos Fluidos e Hidráulica (ver base de dados Scopus). É presidente da Comissão Especializada em Rios da APRH (2016-) e foi presidente do Comité de Métodos Experimentais e Instrumentação da IAHR (2019-2022), é editor associado de revistas científicas Q1. Foi director do Laboratório de Hidráulica do IST (2009-2012), membro eleito da CC do Conselho Pedagógico do IST (2003-2004) e vice-presidente do CERIS (2019-2020).

É, actualmente, membro eleito do Senado da Universidade de Lisboa e da Comissão para os Assuntos Científicos da Universidade de Lisboa.

61

Victoria Corregidor

Victoria Corregidor é investigadora auxliar do IST na unidade de investigação C2TN (Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares) e no Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN). Obteve o seu Doutoramento em Ciências Físicas em 2003 pela Universidade Autónoma de Madrid, em Espanha. A sua investigação está focada na caracterização de materiais avançados com técnicas de feixe de iões. As aplicações são diversas e abrangem desde semicondutores para conversão de energia até o estudo de materiais do património cultural.
61

      Mandatário


DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA (DEQ)

Francisco Lemos

Francisco Lemos é professor Catedrático e membro do centro de investigação CERENA. As suas principais áreas de investigação incluem catálise heterogénea, análise e modelação de sistemas dinâmicos, controlo de processos e produção de combustíveis, convencionais ou alternativos. Tem orientando diversas teses de mestrado e doutoramento nestas áreas, sendo o responsável no IST pelo Programa Doutoral em Engenharia de Refinação, Petroquímica e Química, um programa doutoral coordenado entre cinco Universidades e a APQuímica. Nos últimos anos foi Presidente do Departamento de Engenharia Química, Coordenador da Iniciativa de Energia do IST e membro do Conselho de Escola. É atualmente membro eleito do Conselho Científico do IST e membro do Senado da Universidade de Lisboa.
61